Banner de Aniversário

Política

Deputada Flora Izabel é eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí

Dos 30 votos, a petista conquistou 17

Publicado por: Lilian Oliveira 16/09/2021, 15:33

Matéria de Luciano Coelho, Lilian Oliveira e Wanderson Camêlo

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) elegeu, nesta quinta-feira (16), a deputada estadual Flora Izabel (PT) para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Dos 30 votos, a petista conquistou 17, portanto, um a mais do que o suficiente. Houve apenas um voto em branco.

Principal concorrente da parlamentar, o também deputado estadual Wilson Brandão (Progressistas) recebeu 12 votos. Os deputados Zé Santana (MDB) e Flávio Nogueira (PDT) desistiram da disputa horas antes do pleito, justamente depois de reunião privada com o governador Wellington Dias (PT).

Flora foi eleita com 17 dos 30 votos (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

O fato deixou traumas evidentes dentro da base governista, quem deixou claro foi o próprio derrotado, depois da votação, durante entrevista à imprensa. “A Democracia perdeu luta para a pressão e para a opressão”, reclamou Wilson Brandão.

Deputado estadual Wilson Nunes Brandão (Foto: Divulgação/Alepi)

Flora reiterou que toda eleição tem um ganhador e um perdedor. No entanto, assegurou que vai esquecer o processo e dar início a uma nova caminhada. “Agora saio da Assembleia, minha casa por 18 anos, e vou para o Tribunal de Contas, com um sentimento de responsabilidade e compromisso”, disse.

 Flora em entrevista à imprensa depois da apuração dos votos (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

A sabatina dos candidatos ao cargo de conselheiro do TCE teve início depois das 11h. Cada um teve 08 minutos para se manifestar.

Especula-se que Wellington agiu ainda na madrugada para tentar convencer Zé Santana e a bancada emedebista a mudar de ideia. O petista teria ido à residência do deputado, acompanhado do presidente da Alepi (Themístocles Filho), para tentar um acordo.

Poucos minutos antes da votação, Santana confirmou aos jornalistas presentes na Assembleia Legislativa a desistência e acrescentou que a bancada do MDB em peso iria votar em Flora Izabel.  “Aqueles que iriam votar em mim, afirmaram que depositariam seu voto na deputada Flora”, explanou Zé Santana em entrevista à Teresina FM.

Zé Santana (Foto: Reprodução/Facebook)

Flávio Nogueira Jr. (PDT) também informou a saída do pleito já com a sabatina iniciada.

Matérias relacionadas:

Entenda como acontece a eleição para conselheiro do TCE; sabatina é hoje

Hélio Isaías nega conflito com Wellington Dias devido à eleição para conselheiro do TCE

 

Liminar que pede a suspensão da eleição para conselheiro não vai ser julgada pelo TCE

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM