Banner de Aniversário

Política

Major do Exército é preso em Teresina por postagens de apoio a Bolsonaro nas redes sociais

Militar da ativa publicou diversas manifestações favoráveis ao presidente; conduta é vedada pelas Forças Armadas

Publicado por: FM No Tempo 10/05/2022, 07:54

O major João Paulo da Costa Araújo, do 25º Batalhão de Caçadores, foi preso na última quinta-feira (5) por declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (9) pelo major Diego Melo, presidente da Associação dos Oficiais Militares do Piauí (Amepi) e pré-candidato ao Governo do Piauí pelo PL.

Militar é apoiador declarado do presidente da República (Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com o representante da Amepi, o major Costa Araújo teve prisão preventiva decretada por ordem judicial após publicar elogios a Bolsonaro no Instagram, conduta vedada pelo Regulamento Disciplinar do Exército Brasileiro.

“Uma medida totalmente abusiva. Ele tem uma filha pequena, seu casamento está marcado para o próximo sábado e vive agora essa situação constrangedora porque fez postagens favoráveis ao presidente”, apontou Diego Melo em suas redes sociais.

O pré-candidato ao Palácio do Karnak fez ainda um alerta às autoridades das Forças Armadas para não darem continuidade ao que classificou como “absurdo” e sugeriu que, caso o major apoiasse o ex-presidente Lula (PT), não haveria nenhum tipo de punição.

Segundo o Decreto nº 4.346/2002, os militares da ativa do Exército estão proibidos a se manifestarem publicamente, sem prévia autorização, sobre assuntos de natureza político-partidária.

A depender da gravidade da infração, a pena pode ser de advertência (particular ou em público), impedimento disciplinar (proibição de se afastar do quartel por até dez dias), repreensão (censura enérgica publicada em boletim), detenção disciplinar (por até 30 dias), prisão disciplinar (por até 30 dias), licenciamento ou exclusão do militar da organização.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM