Política

Falas de Doutor Pessoa em reunião mostram estremecimento na relação com Jeová Alencar

A última amostra de desarmonia entre os dois foi a determinação de dobradinha no Republicanos

Publicado por: Wanderson Camêlo 05/08/2022, 08:52

A relação entre o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), e o presidente da Câmara Municipal, Jeová Alencar (Republicanos), parece estremecida. Duas manifestações do chefe do executivo teresinense nesta quinta-feira (4), durante solenidade no Palácio da Cidade, deixaram isso ainda mais claro.

Doutor Pessoa, à esquerda, e Jeová Alencar, à direita (Foto: Divulgação/Ascom)

Na reunião destinada à assinatura do contrato de empréstimo de R$ 500 milhões com o Banco do Brasil, Pessoa disse publicamente que ele e Alencar vão estar em lados opostos nas eleições municipais de 2024. 

A parte mais polêmica: desta vez de forma reservada, o chefe do executivo, direcionando-se a alguns vereadores presentes, afirmou que gostaria de continuar contando com o apoio do presidente da Câmara, mas, se isso não acontecer, “está pronto para a guerra”. A declaração foi flagrada por alguns jornalistas presentes; Jeová esteve na solenidade.

O desconforto entre os dois não é de hoje. Um dos capítulos aconteceu este ano e por conta da disputa por vagas na Assembleia Legislativa. O presidente da Câmara, que é candidato a deputado estadual, teria ficado chateado ao ser que o presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), João Duarte, filho de Doutor Pessoa, também pensava em tentar uma vaga na Alepi.

João Duarte, presidente da Eturb (Foto: Divulgação/Ascom)

Dias após a veiculação da possibilidade, Jeová foi a uma reunião com o prefeito no Palácio da Cidade, acompanhado de vereadores, mas, segundo informação de bastidores, retirou-se junto com colegas de parlamento antes da chegada do mandatário.

O esvaziamento teria sido puxado por Alencar como demonstração de força. Depois do episódio, Pessoinha anunciou que não iria lançar candidatura de deputado estadual.

A polêmica mais recente

Em entrevista à imprensa esta semana, Jeová Alencar deixou bem claro que não gostou da determinação do prefeito Doutor Pessoa com relação às chapas proporcionais do Republicanos.

Responsável pelas ações do partido no Piauí, o chefe do executivo municipal propôs uma dobradinha para os correligionários, ou seja, a ideia é fazer com que os candidatos a deputado estadual votem nos postulantes a vagas na Câmara Federal. 

O presidente da Câmara de Teresina não gostou nada da atitude do prefeito porque já tem acordo para apoiar o empresário Jadyel Alencar, que é candidato a deputado federal pela federação PT/PV/PCdoB.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM