Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Política

Câmara de Teresina aprova nova reforma administrativa de Doutor Pessoa

Foram 23 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção

Publicado por: Wanderson Camêlo 02/05/2023, 16:18

A Câmara de Teresina aprovou, por ampla maioria, o projeto de lei que prevê uma série de modificações na estrutura do executivo municipal. As duas votações aconteceram na sessão plenária desta terça-feira, 02.

Foram 23 votos favoráveis. Os oposicionistas Aluísio Sampaio (Progressistas), Evandro Hidd (PDT), Allan Brandão (PDT), Isamel Silva (PSD) e Luiz Lobão (MDB) disseram não à proposta; Vinício Ferreira (PSD) não compareceu no momento da votação. “Eu disse que seria aprovada de 18 a 22 votos ou mais… Neste momento não tem base ou oposição”, afirmou o líder do Governo na Casa, Antônio José Lira (Republicanos).

Antonio José Lira (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

A oposição tentou, sem sucesso, emplacar uma emenda supressiva para evitar a divisão das Superintendências das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD’s) Sul e Sudeste. O desmembramento, diga-se de passagem, foi criticado pelo presidente do legislativo teresinense, Enzo Samuel (PDT).

“Teresina precisa de um plano para crescer na vertical. Se não tiver esse estudo, vai crescer na horizontal e continuará tendo esses problemas. Vamos sempre continuar criando subprefeituras? Não é a saída”, atacou o pedetista.

Prédio da Câmara de Teresina (Foto: Teresina FM)

A matéria seria votada na última terça-feira, 25, em plenário, o problema é que faltou apoio suficiente por parte da base.

Somente 19 vereadores compareceram à sessão, desses, quatro eram da oposição: Paulo Lopes (PSDB), Ismael Silva (PSD), Edson Melo (PSDB), Aluísio Sampaio (Progressistas).

O grupo criticava de forma dura a nova reforma alegando que a ação geraria um impacto financeiro desnecessário nas finanças do Município. O principal alvo de ataques foi a proposta de divisão das Superintendências de Ações Descentralizadas Sul e Sudeste.

Sobre as propostas

O texto da nova reforma prevê, além da divisão das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sul e Sudeste, a criação três coordenações: a de Bem-Estar Animal, a de Gestão de Mercados e Boxes das Praças Públicas de Teresina, e a Coordenação Especial da Casa da Mulher Brasileira.

O projeto ainda estabelece a implementação de centrais de licitação na Fundação Municipal de Saúde, Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) e na Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater).

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM