Deputado estadual disse que articulação não prejudica o PT
Apesar de não haver posicionamento oficial do Progressistas, as conversas sobre a possível aliança com o PT para 2026 continuam ganhando forma. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), negou que os diálogos entre as siglas sejam boatos.
Em entrevista à imprensa nessa quarta-feira (11), o parlamentar, que disputará uma vaga na Câmara Federal, afirmou que o grupo petista procurou outras legendas para a chamada “fusão cruzada”, incluindo o Progressistas.
Para Franzé, a articulação não prejudica o partido e trata-se de uma estratégia necessária.
“Não existe boato, existe fato. O PT dialogou a necessidade de fazer fusão, de fazer coligação, se for aberta a coligação, ou de fazer o que MDB e o PSD estão fazendo. Não colocamos fechamento com nenhum partido, nós abrimos o diálogo. Política tem que ser estratégia e o PT tem um quadro qualificado de deputados e deputadas, e nós vamos analisar todos os cenários”, disse.
Nesta semana, o deputado estadual Francisco Limma (PT) declarou que lideranças do Progressistas já haviam sinalizado para a formação da aliança.
Joel Rodrigues, que presidente o Progressistas no Piauí, no entanto, afirmou à imprensa que o tema não está em discussão na sigla, cujo foco está na reeleição de Ciro Nogueira para o Senado. O presidente municipal da legenda em Teresina, vereador Aluísio Sampaio, corroborou a informação.