Vereador deve protocolar PL na Câmara na próxima semana
Visando encerrar com a atividade dos “flanelinhas” na capital, o vereador de Teresina Petrus Evelyn (Progressistas) está finalizando um projeto de lei que será protocolado na Câmara Municipal de Teresina na próxima semana.
Essa é uma das prioridades do parlamentar que espera que a medida traga mais segurança à população, sobretudo, às mulheres.
Em entrevista à imprensa, nessa terça-feira (7), Petrus destacou que a ocupação não deve ser reconhecida oficialmente, pois seria uma chantagem legalizada, já que não existe a profissão de “olhador de carro”.
“O flanelinha não é um trabalhador, é um sujeito que está, muitas vezes, ameaçando, coagindo, principalmente mulheres, a entregar um dinheiro em troca de nada. Ele não está oferecendo segurança, não está oferecendo nada. Acho que para mudar essa questão dos flanelinhas não é apenas [suficiente] projeto de lei, vou apresentar, mas isso é uma questão cultural também”.
O vereador pontuou ainda que é necessário um esforço concentrado envolvendo as forças de segurança e outros órgãos públicos para que a proibição tenha resultado.
“Os policiais militares, por exemplo, por normalizarem os flanelinhas, eles ignoram que o sujeito está ameaçando, que há a presença do flanelinha bloqueando vias, e são crimes. Então, a gente tem que conscientizar as forças policiais, conscientizar a sociedade para mudar isso”.
O parlamentar explicou ainda que apesar de não concordar com a regulamentação da profissão, é necessário que essas pessoas sejam direcionadas ao mercado de trabalho em outras áreas. Para isso, a Fundação Wall Ferraz daria suporte com cursos e qualificações.