Cerca de 1.200 pessoas participaram do evento em Brasília
Diante da baixa representatividade popular na solenidade em memória aos dois anos do ato antidemocrático conhecido como 8 de Janeiro, em Brasília, o deputado federal Florentino Neto (PT) justificou o fato por ter sido realizado em um dia útil.
De acordo com o portal Poder 360, cerca de 1.200 pessoas estiveram presentes no evento, realizado na Praça dos Três Poderes, na última quarta (8), o que tem causado questionamentos quanto à popularidade do presidente Lula (PT).
Para o parlamentar, em entrevista à Teresina FM nessa quinta-feira (9), a pouca participação pública não reflete em baixa adesão da população.
“Eu não acho que existe baixa adesão, eu acho que houve uma solenidade lá em Brasília, houve uma representatividade forte da classe política. É um dia útil, dia em que as pessoas estão trabalhando. A pauta das pessoas é o seu trabalho. Agora, todos nós temos consciência que, efetivamente, houve uma agressão aos poderes constituídos, agressão à democracia […]”, explicou.
Manifestações do 8 de Janeiro
Na tarde do domingo do dia 8 de janeiro de 2023, manifestantes invadiram as sedes dos três poderes e depredaram os prédios do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) em protesto contra o resultado das eleições presidenciais de 2022, nas quais Lula foi eleito pela 3ª vez como presidente do Brasil.
Atualmente, o SFT já condenou 371 pessoas das mais de duas mil investigadas por participação no quebra-quebra. Outras 527 admitiram a prática de crimes menos graves e fizeram acordos com o Ministério Público Federal (MPF). Ao todo, 898 indivíduos foram responsabilizados até o momento, segundo o Supremo.