Ministro Wellington Dias anunciou as medidas no programa “Bom dia, Ministro” desta quinta-feira (16)
A Teresina FM foi uma das emissoras de rádio nacionais convidadas para participar do programa “Bom Dia, Ministro”, produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, direto de Brasília, nesta quinta-feira (16).
O entrevistado do dia foi o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que tratou das ações e desafios da pasta sob diversos aspectos, incluindo resolução de problemas do âmbito social para o Piauí.
Programa Bom dia, Ministro, com Wellington Dias (Foto: reprodução / Youtube)
Um dos principais tópicos abordados foi sobre a assistência do Governo Federal às vítimas das enchentes no Brasil, a exemplo de Picos, distante 314 km da capital piauiense, que sofre com alagamentos causados por fortes chuvas desde a última segunda-feira (13).
Até o momento, segundo dados do Governo do Estado, as tempestades atingiram mais de 500 famílias e deixaram cerca de 50 pessoas desabrigadas. Além disso, duas mortes foram registradas.
Enchentes em Picos (Foto: reprodução / Corpo de Bombeiros do Piauí)
Wellington Dias explicou que os prefeitos de cidades que estão em estado de calamidade pública, como Picos, além dos representantes dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Sergipe, Bahia, Tocantins e Maranhão serão recebidos por ele próprio e pelos ministros Waldez Goes, do Desenvolvimento Regional, e Nísia Trindade, da Saúde.
O gestor municipal de Picos, Pablo Santos (MDB), já encontra-se em Brasília para as tratativas sobre o assunto.
O prefeito de Picos, Pablo Santos (Foto: Wanderson Camêlo / Teresina FM)
Entre as providências imediatas adotadas, será antecipada a parcela do Bolsa Família de janeiro para a próxima segunda-feira (20), bem como liberação de recursos do Minha Casa, Minha Vida para que as famílias desalojadas sejam cadastradas para receber apoio.
Outra medida será a oferta de condições do programa Fomento Rural para reparação da safra e animais perdidos pelos agricultores, além da disponibilização de vacinas e kits de saúde à população.
“A gente já teve a nossa equipe trabalhando com as equipes dos municípios atingidos por teleconferência para ser mais rápida toda a orientação, e na orientação, o primeiro passo é o decreto de emergência ou de calamidade […]. Com esse decreto, já na segunda-feira, dia 20, nós vamos estar antecipando a liberação do Bolsa Família […]. Nós vamos garantir também recursos para abrigamento, aquele dinheiro para comprar comida, [materiais de] higiene, o que precisar. Garantir também para as pessoas que perderam sua produção a condição do Fomento Rural […]”, frisou.
O ministro enfatizou que o pagamento antecipado do Bolsa Família é para todo o município, incluindo Picos e outras 20 cidades que estão em situação de calamidade. Já quanto aos demais benefícios emergenciais, as famílias interessadas devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) local e a Coordenação da Defesa Civil do próprio município.
Assista ao programa na íntegra aqui.