Solenidade aconteceu junto com a abertura do ano legislativo da Casa
Matéria de Lays Viana e Wanderson Camêlo
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou a solenidade de abertura do ano legislativo nesta segunda-feira (3). A solenidade teve início depois das 10h, logo após a chegada do governador do Estado, Rafael Fonteles (PT).
Na oportunidade aconteceu também a aclamação do emedebista Severo Eulálio como presidente da Alepi para o biênio 2025/2026. O deputado Francisco Limma (PT) foi eleito vice-presidente da Mesa Diretora.
Rafael Fonteles e Severo Eulálio (Foto: Ascom / Alepi)
Questionado sobre os débitos da instituição, Severo pontuou que não há dívidas com o Sindicatos dos Servidores da Assembleia Legislativa do Piauí (Asalpi) e que buscará quitar demais débitos que possam haver.
“Em relação à Asalpi, não existem débitos, foram colocados todos em dias, mas ainda estamos apurando 100% do que existe na Assembleia Legislativa para que todos possam ser sanados e consigamos fazer um bom trabalho na Casa”, explicou.
O chefe do Executivo defendeu a harmonia entre os poderes e pontuou e a importância do equilíbrio fiscal e revelou que 2025 deve ser um ano desafiador na área para o Piauí.
“Eu acredito que é um ano desafiador do ponto de vista global ao mundo novo surgindo multipolar, com vários desafios geopolíticos. Isso pode ter alguma repercussão no Brasil e, consequentemente, dos estados brasileiros, mas o Piauí fez o dever de casa do ponto de vista econômico fiscal. Temos que continuar com muita cautela com relação a qualquer crescimento de despesas, olhando sempre para esse equilíbrio fiscal como prioridade absoluta porque sem equilíbrio fiscal”, disse.
Quanto ao aumento do orçamento repassado do Governo para a Casa, Rafael Fonteles concordou que precisa-se de mais recursos, não só para a Alepi, mas também para o Tribunal de Justiça e Ministério Público do Piauí, porém, o aumento dos recursos dependerá do crescimento da economia, o que, segundo o governador, deverá acontecer aos poucos para suprir as demandas dos poderes.