Dudu defende que seja criada uma nova licitação
Com posicionamento contrário às medidas adotadas pelo prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), para conter a crise do transporte público coletivo, o vereador Dudu (PT) fez duras críticas à licitação em vigor e aumento do subsídio para o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina de Passageiros de Teresina (Setut).
Para o petista, a solução é que seja rompido o contrato com a entidade e que seja criada uma nova licitação. A entrevista foi concedida à imprensa nessa terça-feira (4), na Câmara Municipal de Teresina.
O vereador Dudu, do PT (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)
Na oportunidade, Dudu condenou também a sugestão do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) de reajuste da tarifa de ônibus para R$ 9,80.
“Analisando o que o prefeito diz, eu tenho pontos divergentes extremos. O prefeito aumentou subsídios para o Setut. Na minha opinião, R$ 4,7 milhões não resolve o problema, o Setut não cumpre e é jogar dinheiro no desperdício. O TCE [Tribunal de Contas do Estado do Piauí] deu orientações para aumentar a passagem de ônibus para R$ 9,80, na minha opinião, esse é outro absurdo, mas a Prefeitura pode pegar isso como ‘pano de fundo’, pegar aquilo para dar um aumento da passagem”, criticou.
O parlamentar reagiu também ao anúncio feito pela Prefeitura em janeiro sobre a implantação de ônibus elétricos na capital.
O estudo será conduzido pela Agenda 2030, vinculada à Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) e os técnicos da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência alemã que realizará o trabalho.
“O transporte público de Teresina não presta, não é eficiente e nem vai ser. O sistema que está aí é falido, é incontrolável porque a bilhetagem eletrônica está nas mãos dos empresários. O Setut todos os dias diz que está falido. Por que não larga essa licitação? O prefeito agora falou, inclusive, do ônibus elétrico e ele sabe de complexidade que é, do preço que é e do tempo que demanda para se implementar um transporte elétrico em Teresina. É de médio a longo prazo, mas Teresina carece é de imediato. Então, na minha opinião, duas soluções para o transporte público são romper o transporte público, dar caducidade. Segundo, abre [uma licitação] emergencial. Aí convoca uma emergencial e inicia uma nova licitação, que vai demorar dois anos”, avaliou.