As declarações estão em vídeo divulgado pelo senador no perfil pessoal no Instagram
O senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Progressistas, protestou contra o ato do Governo Federal que suspendeu as linhas de créditos subsidiadas através do Plano Safra. Segundo o congressista, a decisão vai causar mais aumento no preço dos alimentos.
O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP (Foto: Lays Viana/Teresina FM)
“Nós começamos esse governo cobrando a picanha, e agora ele está tirando o ovo das pessoas, o ovo virou uma relíquia”, criticou Nogueira. “O ministro da Casa Civil [Rui Costa] puxa o país para um lado, o da Fazenda [Fernando Haddad] para outro, o da Articulação Política [Alexandre Padilha] pensa de outra forma. E quem tem que comandar isso é Luiz Inácio Lula da Silva, que não o faz”, acrescentou.
As declarações estão em vídeo divulgado pelo senador no perfil pessoal no Instagram nesta sexta-feira, 21.
O Plano Safra é a principal via de financiamento rural no país, com linhas de crédito e incentivos especiais a produtores. O Governo suspendeu os novos contratos do programa alegando, dentre outras coisas, o aumento das taxas de juros e o atraso na aprovação do Orçamento de 2025 pelo Congresso Nacional.
A suspensão do programa foi anunciada nesta quinta-feira, 20, e, segundo o Executivo, vai durar até a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que tem a votação prevista para depois do Carnaval.
Ver essa foto no Instagram