23/05/2025

Política

Câmara de Teresina aprova honraria a ministro que conduziu processos de inelegibilidade de Bolsonaro

O vereador Zé Filho, do PSD, é o autor da proposta

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 17/03/2025, 08:54

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, Benedito Gonçalves se tornará cidadão teresinense. A Câmara Municipal homologou a concessão da honraria na semana passada.

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, Benedito Gonçalves (Foto: Reprodução/G1)

O Projeto de Decreto Legislativo (nº 1649/2025) foi aprovado na sessão plenária do último dia 11. O vereador Zé Filho, do PSD, é o autor da proposta.

O Título Honorífico de Cidadania Teresinense é concedido a pessoas que praticaram ou que praticam atos de relevante interesse social em favor da população da capital.

O vereador Zé Filho, do PSD (Foto: Reprodução/Instagram)

Biografia

Benedito Gonçalves tornou-se bastante conhecido no cenário nacional por conduzir, no TSE, as ações que condenaram o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) a oito anos de inelegibilidade. A Corte julgou três casos envolvendo o ex-presidente, que foi condenado em dois deles.

Uma das ações foram analisadas em junho de 2023; nela Bolsonaro foi acusado de disseminar “fake news” sobre as urnas eletrônicas durante uma reunião com embaixadores realizada em 2022.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Benedito Gonçalves fez, em plenário, uma manifestação dura contra a postura de Jair Bolsonaro. Como destacado pela revista Valor Econômico, o ex-magistrado afirmou que os reiterados ataques perpetrados pelo ex-presidente contra o sistema eleitoral representaram um “flerte perigoso com o golpismo”. 5 a 2 foi o placar final do julgamento.

Natural do Rio de Janeiro, Benedito Gonçalves deixou o Tribunal Superior Eleitoral em novembro de 2023.

Ele era ministro efetivo da Corte Eleitoral desde 2021, ocupava uma das vagas destinadas a ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Gonçalves atuava como corregedor-geral da Justiça Eleitoral desde 2022.

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM