Samantha Cavalca (Progressistas) foi quem providenciou o documento
Um documento contendo o suposto desempenho, até o momento, da atividade parlamentar dos vereadores de Teresina deu o que falar. Há indício de que houve mal-estar interno, isso porque a Câmara Municipal emitiu nota criticando a divulgação.
Além de negar a autoria do relatório, a Câmara classificou o documento de “falso” e prometeu investigar para “identificar a origem e os responsáveis pela elaboração e disseminação do material”; foi o que aconteceu.
Entrada da Câmara Municipal de Teresina (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)
A Teresina FM teve acesso ao arquivo através de um grupo de WhatsApp formado por jornalistas. A autoria não foi revelada na ocasião, mas o parlamento municipal descobriu que a vereadora Samantha Cavalca (Progressistas) foi quem providenciou o documento.
“A Câmara Municipal identificou que o material foi elaborado pela equipe da vereadora Samanta Cavalca, com base em dados públicos disponíveis no ambiente de transparência do processo legislativo, no site da própria Câmara. Embora as informações utilizadas sejam de acesso público e verídicas, o documento foi produzido de forma independente e não possui caráter oficial, motivo pelo qual gerou dúvidas e questionamentos”, acrescentou o legislativo por meio de nota complementar.
Samantha Cavalca (Foto: Teresina FM)
Aliás, o relatório coloca justamente ela na ponta do ranking de produtividade no parlamento municipal ao lado de Eduardo Draga Alana (PSD).
A progressista teria sido responsável por 125 propostas e Draga Alana, 116. O levantamento leva em consideração emendas a projetos (EMPL), projeto de resolução (PR), projeto de decreto de legislativo (PDC), projeto de lei complementar (PLC), projeto de lei orgânica (PLO), requerimentos (REQ), indicativos (IND) e emenda à lei orgânica (ELOM).
Os dados são referentes aos cinco meses decorrentes da atua legislatura e vieram a público nesta segunda-feira, 09. Confira o relatório logo abaixo:
Relatório de desempenho parlamentar da Câmara de Teresina (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Confira as notas publicadas pela Câmara de Teresina:
A Câmara Municipal de Teresina informa que é falso o documento intitulado “Relatório de Atividade Parlamentar da Legislatura 2025 – Vereadores de Teresina” que tem circulado em grupos de mensagens e chegou ao conhecimento de profissionais de imprensa.
A Diretoria Legislativa da Casa esclarece que não elabora, tampouco divulga esse tipo de relatório, com os formatos e dados apresentados no documento em questão. O conteúdo divulgado não tem origem nos canais oficiais da Câmara e não reflete informações verificadas ou autorizadas por esta instituição.
A Câmara Municipal já iniciou um procedimento interno de apuração para identificar a origem e os responsáveis pela elaboração e disseminação do material falso.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a verdade, e orientamos a população e os meios de comunicação a sempre consultarem os canais oficiais da Casa para obter informações seguras e verificadas.
Teresina, 9 de junho de 2025.
Câmara Municipal de Teresina
Esclarecimento complementar
Após a divulgação da nota de esclarecimento sobre o “Relatório de Atividade Parlamentar da Legislatura 2025 – Vereadores de Teresina”, a Câmara Municipal identificou que o material foi elaborado pela equipe da vereadora Samanta Cavalca, com base em dados públicos disponíveis no ambiente de transparência do processo legislativo, no site da própria Câmara.
Embora as informações utilizadas sejam de acesso público e verídicas, o documento foi produzido de forma independente e não possui caráter oficial, motivo pelo qual gerou dúvidas e questionamentos.
A Câmara reforça seu compromisso com a transparência e informa que seus canais oficiais de comunicação seguem à disposição da sociedade e da imprensa para o esclarecimento de qualquer informação relacionada às atividades do Poder Legislativo.