15/07/2025

PIAUÍ

PT teria fechado acordo para ficar com a vice de Rafael Fonteles em 2026; Themístocles Filho reage

O pacto teria sido sacramentado nesta segunda-feira, 16

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 17/06/2025, 09:05

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), teria cedido à pressão de correligionários e aceitado colocar um petista como candidato a vice em 2026, assim substituindo o atual vice, Themístocles Filho (MDB). O acordo teria sido sacramentado nesta segunda-feira, 16, durante reunião no Palácio de Karnak, sede do Executivo piauiense.

Os deputados federais Merlong Solano, Flávio Nogueira e Francisco Costa, além do suplente de deputado federal Wilson Martins e o pré-candidato a deputado federal Zé Santana – todos do PT, estiveram presentes. Nenhum deles fez menção, publicamente, ao acordo político até o momento.

Reunião em que o PT teria selado acordo para ficar com a vaga de vice do governador Rafael Fonteles em 2026 (Foto: Reprodução/Instagram/Francisco Costa)

Fonteles publicou, via Instagram, apenas uma imagem pós-encontro. Francisco Costa foi um dos que compartilhou (também via Instagram) a foto, mas destacou apenas que as partes trataram de “projetos e conquistas que estão por vir”.

A Teresina FM procurou, via telefone, o vice-governador do Estado, Themístocles Filho (MDB), para tratar do suposto pacto.

O mandatário não confirmou se sabe ou não do caso. Ao ser provocado a comentar, Themístocles foi curto: “não falo nada, deixa a hora chegar”.

O vice-governador Themístocles Filho (Foto: reprodução/Facebook)

De acordo com apuração feita pela reportagem da Teresina FM, Themístocles Filho abre mão da manutenção do espaço que hoje possui na chapa majoritária governista, mas vem se precavendo para caso seja contrariado. O emedebista teria iniciado um diálogo com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, no sentido de postular o cargo de vice representando o principal bloco de oposição no estado.

A suposta concretização do pacto para colocar um nome do PT como vice de Rafael Fonteles foi ventilada por alguns meios de comunicação locais nesta segunda-feira, 16, justamente após a reunião entre o mandatário e os colegas de partido. Caso o fato seja confirmado, o deputado federal Júlio César (PSD) terá caminho livre para continuar tentando se credenciar para disputar o Senado, representando o Palácio de Karnak, em 2026. O PT vinha pressionando o governador pela vaga caso não conseguisse a vice.

Matéria relacionada:

Com possibilidade de não disputar reeleição com Fonteles, Themístocles Filho inicia diálogo com Ciro

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM