O requerimento de abertura conta com assinaturas de 223 deputados federais e 36 senadores
Apenas 2 dos 13 representantes do Piauí no Congresso assinaram o pedido de criação da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O deputado federal Castro Neto (PSD) e o senador Ciro Nogueira (Progressistas) são os piauienses na lista de apoiadores da proposta.
O requerimento conta com assinaturas de 223 deputados federais e 36 senadores, número mais do que suficiente para a homologação da instalação da comissão. Havia a necessidade do “sim” de 171 deputados e o de 27 senadores, no mínimo, para a solicitação da abertura.
Ciro Nogueira, de azul, e Castro Neto (Foto: Montagem/Teresina FM)
Diga-se de passagem, o presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), leu o requerimento que cria uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito na terça-feira (17). Trata-se da primeira etapa do processo; a indicação dos líderes partidários para compor o colegiado será a próxima.
Como destacado pelo portal CNN Brasil, a CPMI foi patrocinada pela oposição. A coleta de assinaturas foi articulada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT).
Matérias relacionadas:
PF e CGU investigam descontos irregulares em benefícios do INSS
Pedro Alcântara diz ter sofrido prejuízo de R$ 2 mil com as fraudes no INSS