13/07/2025

Política

Silvio Mendes diz que a licitação da limpeza pública de Teresina foi suspensa por conta de “interesses”

O TCE-PI determinou a suspensão da licitação no último dia 18

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 24/06/2025, 10:17

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), falou publicamente, pela primeira vez, da suspensão do processo de contratação emergencial de empresa para tocar os serviços do sistema de limpeza pública da capital. O gestor deu a entender que o fato se deu por conta da influência de pessoas que objetivam prejudicar o Executivo municipal.

“Há muitos interesses de Brasília (DF) a Teresina”, declarou Mendes.

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

A afirmação foi dada em entrevista à TV Clube nesta segunda-feira, 23. “Eu não cito os nomes porque não há clareza, mas são muitos os interesses”, acrescentou o prefeito.

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) determinou a suspensão da licitação da limpeza pública de Teresina no último dia 18. A Techsol Infraestrutura e Serviços Ltda foi a responsável pela representação.

A empresa apontou inúmeras irregularidades no edital de licitação n.º 90003/2025, uma dispensa eletrônica emergencial divulgada pela Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos no último dia 05.

Segundo a Techsol, o edital da licitação é praticamente idêntico ao anterior, que havia sido cancelado e republicado com as mesmas falhas. A empresa indicou também a ausência de estudo técnico preliminar adequado, termo de referência inconsistente e erros graves na planilha orçamentária, o que compromete tanto a estimativa de custos quanto a fiscalização do serviço; uso de salário mínimo abaixo do valor federal e códigos incorretos da tabela SINAPI, além de confusão na especificação de veículos — como misturar caminhão compactador com caminhão plataforma 4×2.

Para o conselheiro-relator do processo, Alisson Felipe de Araújo, os documentos que constam na representação têm “lastro probatório mínimo necessário” que justificam a suspensão, com base no aviso de contratação direta, projeto e orçamento básico.

Matéria relacionada:

Limpeza Pública: Prefeitura de Teresina mantém silêncio sobre suspensão do processo de contratação de empresa

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM