O procedimento, uma notícia de fato, foi instaurado nesta terça-feira, 04
A Subprocuradoria de Justiça Jurídica do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) vai investigar as denúncias de crimes de suposta invasão de domicílio, ameaças, agressões físicas e tentativa de homicídio por parte do prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Willian Maia Alencar (PT). O procedimento, uma notícia de fato, foi instaurado nesta terça-feira, 04.

A Sede do Ministério Público do Piauí (Foto: Teresina FM)
O MPPI esclareceu que o “despacho tem por objetivo apurar informações divulgadas por veículos de comunicação e pelo relato da mãe das vítimas, segundo os quais o gestor teria invadido uma residência sem a autorização dos moradores, proferido ameaças e ofensas, e agredido um dos adolescentes presentes no local. As agressões teriam causado lesões corporais e configurado uma conduta descrita por testemunhas como tentativa de homicídio. O episódio teria ocorrido após desentendimentos relacionados a publicações em redes sociais”.
Os elementos apresentados podem configurar – de acordo com análise preliminar feita pelo subprocurador de Justiça Jurídico do MPPI, Hugo de Sousa Cardoso, condutas previstas nos artigos 150 (violação de domicílio), 147 (ameaça), 129 (lesão corporal) e 121, combinado com o artigo 14, inciso II (tentativa de homicídio) do Código Penal Brasileiro.

O prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, do PT (Foto: Reprodução/Instagram)
Considerando que o investigado ocupa o cargo de prefeito, foi determinado o encaminhamento imediato dos autos ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), instância competente para supervisionar e autorizar eventuais medidas investigatórias, conforme o foro por prerrogativa de função.
Os fatos ganharam grande repercussão no sábado, dia 1°, após a repercussão de vídeo que circulou em redes sociais.
A Teresina FM entrevistou Márcio Alencar, que negou as acusações e afirmou que o caso começou durante um pequeno churrasco, quando um grupo de jovens teria iniciado uma confusão.
O prefeito acrescentou que, como autoridade presente, tentou intervir para impedir que a briga continuasse e que, em meio ao fato, foi ameaçado de morte por um dos jovens.
O caso resultou na suspensão da filiação partidária do prefeito pelo Partido dos Trabalhadores.