Estrutura liga Estreito e Aguiarnópolis e volta a permitir o tráfego entre os dois estados
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, será reinaugurada nesta segunda-feira, 22, um ano após o desabamento que deixou 14 mortos e três pessoas desaparecidas, restabelecendo um importante eixo de transporte entre os dois estados.
A cerimônia de reinauguração está prevista para as 11h e contará com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do ministro do Esporte, André Fufuca. Também participam do evento os governadores Carlos Brandão, do Maranhão, e Wanderlei Barbosa, do Tocantins.

Ponte Juscelino é reinaugurada (Foto: Frame Ministério dos transporte)
A reconstrução da ponte foi executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e recebeu investimento de R$ 171,97 milhões. De acordo com o órgão, a nova estrutura foi projetada para atender às normas atuais de segurança e suportar tráfego intenso, com foco em maior durabilidade e redução de riscos estruturais.
A ponte original, inaugurada em 1960, desabou em 22 de dezembro do ano passado, no momento em que veículos atravessavam o local. Entre eles, dois caminhões, sendo um que transportava ácido sulfúrico e outro carregado com defensivo agrícola, além de automóveis de passeio. Ao todo, 18 pessoas foram atingidas: 14 morreram, três seguem desaparecidas e um homem sobreviveu.