Governador anuncia Rodrigo Torres como novo secretário e afirma que Bandeira terá missão política nos próximos meses
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, confirmou nesta segunda-feira, 22, a saída de Washington Bandeira do comando da Secretaria de Educação do Estado, durante entrevista ao Jornal do Piauí, em um momento em que a base governista discute a formação da chapa majoritária para as eleições de 2026, incluindo o cargo de vice-governador.
Durante a entrevista, Rafael Fonteles afirmou que as articulações políticas estão em andamento dentro da base aliada e destacou que a definição da chapa para as eleições de 2026 será construída de forma dialogada entre partidos e lideranças. Segundo o governador, esse movimento é natural no período pré-eleitoral e a decisão oficial só ocorrerá nas convenções partidárias.

O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, e o governador Rafael Fonteles (Foto: Montagem/Teresina FM)
“Nós estamos caminhando para um consenso em torno da formação da chapa majoritária e da chapa proporcional para as eleições de 2026, com muito diálogo, para que essa definição seja madura e construída coletivamente”, declarou Rafael.
Ao comentar especificamente sobre Washington Bandeira, o governador elogiou o trabalho desenvolvido à frente da Secretaria de Educação e confirmou a mudança no comando da pasta. Fonteles explicou que a saída está relacionada a uma nova missão política que será atribuída ao secretário.
“Eu tenho a honra de ter o Washington Bandeira como secretário do meu governo, ele desempenhou um grande trabalho na Educação. Inclusive, eu já posso anunciar que estou fazendo a substituição dele pelo futuro secretário Rodrigo Torres, porque eu quero que ele nos ajude nos seminários do plano de governo que os partidos aliados irão apresentar à população”, afirmou o governador.

Rafael Fonteles e Rodrigo Torres em solenidade da medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí na cerimônia de 202 anos da Batalha do Jenipapo (Foto: Reprodução/Instagram)
De acordo com Rafael Fonteles, Washington Bandeira permanece no cargo até o dia 31 deste mês. A partir do dia 1º, assume oficialmente a Secretaria de Educação o atual superintendente da pasta, Rodrigo Torres, que já atua como substituto imediato. O governador ressaltou que a transição ocorre de forma planejada e sem prejuízos às ações em andamento na área educacional.