05/09/2026

Política

Câmara aprova suspensão da CNH para quem usar veículo para abandonar animais

Projeto prevê suspensão de até 18 meses, multa e cassação da habilitação em caso de reincidência; proposta segue para o Senado.

Compartilhe agora

Publicado por: Eduardo Calado 13/08/2026, 09:03

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) um projeto de lei que prevê a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas que utilizarem veículos para abandonar animais. A proposta segue agora para análise do Senado.

Imagem: Reprodução/Internet

Pelo texto aprovado, quem cometer a infração ficará 12 meses sem dirigir. No caso específico de cães e gatos, o período de suspensão será de 18 meses.

Além da suspensão da CNH, o responsável pelo abandono terá de pagar uma multa equivalente a dez vezes o valor de uma infração gravíssima.

Multa pode ser dobrada

O valor da multa será dobrado caso o animal abandonado morra, seja atropelado ou sofra algum tipo de lesão em decorrência da ação.

A proposta também estabelece punição mais severa para quem voltar a cometer a mesma infração. Se houver reincidência dentro de 24 meses, a CNH poderá ser cassada.

As mesmas regras de multa e suspensão da habilitação também serão aplicadas aos casos em que o abandono de animais ocorrer com o uso de embarcações.

Como ainda precisa ser analisado pelo Senado, o projeto não altera as regras em vigor até que haja aprovação definitiva e eventual sanção presidencial.

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM