Banner de Aniversário

Saúde

Dia D da campanha de vacinação contra o Sarampo para jovens é neste sábado (30)

Será neste sábado (30) o Dia D da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, que contempla os jovens adultos entre 20 e […]

Publicado por: Wanderson Camêlo 29/11/2019, 10:13

Será neste sábado (30) o Dia D da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, que contempla os jovens adultos entre 20 e 29 anos. Em Teresina, 26 postos de vacinação estarão abertos neste dia, das 8h às 17h. A abertura da campanha será na UBS Cristo Rei, a partir das 9h.

O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacina com a tríplice viral, que além do sarampo protege contra a caxumba e a rubéola. “Pedimos aos jovens que verifiquem seus cartões e vejam as quantidades de doses de tríplice viral registradas, se tem uma ou duas doses da vacina. Se tem uma dose, precisa tomar a segunda. Se não tem nenhuma, precisa começar a fazer o esquema, com uma dose agora e a segunda daqui a um mês”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ela frisa que os jovens de 20 a 29 anos formam o grupo que registra o maior número de casos de sarampo entre os adultos e é o terceiro entre todas as faixas etárias.

A diretora também chama atenção para uma pesquisa recente publicada na revista Science, que aponta que a não vacinação pode deixar a criança vulnerável não apenas ao sarampo, como também a várias outras doenças de longo prazo.

Segundo estudos feitos pelo Instituto Médico Howard Hughes, da Escola de Medicina de Harvard e outras instituições dos Estados Unidos, da Holanda e Finlândia com pessoas não vacinadas que adquiriram sarampo, o vírus dizimou de 11% a 73% do repertório de anticorpos dois meses depois da infecção. “Ocorre o que os cientistas chamam de amnésia imune, em que o vírus apaga a memória imunológica que o corpo tinha contra doenças com as quais ele já tinha entrado em contato anteriormente, então você fica com um risco muito grande de ter doenças infecciosas”, esclarece Amariles Borba.

O sarampo é uma doença causada por um vírus, transmitido quando alguém doente tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. Tem sintomas similares ao de enfermidades respiratórias: febre com tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Cerca de três a cinco dias depois podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que se espalham rapidamente pelo corpo.

Postos Dia D da Campanha de Vacinação contra o sarampo

Zona Sudeste

UBS Alto da Ressurreição

UBS Renascença

UBS Todos os Santos

UBS Usina Santana

UBS Mário Rocchi

Hospital do Dirceu

Zona Leste

UBS Santa Isabel

UBS Taquari

UBS Planalto Uruguai

UBS Planalto Ininga

UBS São João

UBS Cidade Jardim

Hospital do Satélite

Zona Norte

UBS Cidade Verde

UBS Karla Ivana

UBS Adelino Matos

UBS Poty Velho

UBS Santa Maria da Codipi

Hospital da Primavera

Hospital do Buenos Aires

Zona Sul

UBS Cristo Rei

UBS Saci

UBS Parque Piauí

UBS Angelim

UBS Portal da Alegria

Hospital do Promorar

 

 

Fonte: Prefeitura de Teresina
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM