Banner de Aniversário

Saúde

Teresina: Fundação Municipal de Saúde disponibiliza kit para autoteste de HIV

Por Wanderson Camêlo A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina está disponibilizando à população um autoteste para HIV, além de uma medicação, de uso […]

Publicado por: Luciano Coelho 26/08/2020, 19:45

Por Wanderson Camêlo

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina está disponibilizando à população um autoteste para HIV, além de uma medicação, de uso diário, para evitar que o vírus infecte o organismo. A ação é desenvolvida através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Hospital Lineu Araújo.

Desde o início de agosto, o SAE recebeu um total de 100 autotestes e distribuiu mais de 70 kits para pessoas que convivem com HIV/AIDS, de acordo com a prefeitura de Teresina.

Fachada da Fundação de Saúde de Teresina (Foto: divulgação)

A enfermeira Roseanne Nunes, do Serviço de Atendimento Especializado, explica os autotestes de HIV vêm do Ministério da Saúde e são repassados ao município pelo Lacen-PI, conforme necessidade.

“Cada pessoa pode levar até cinco testes para fazer nela e em seus parceiros, ou seja, esses testes são dispensados para os contatos sexuais de pessoas que convivem com HIV/AIDS atendidos no Lineu Araújo”, destaca.

Para ter acesso basta que o usuário do sistema de saúde se dirija ao SAE e realize consulta com a equipe de enfermagem, sem necessidade de agendamento prévio. No momento da consulta, o profissional faz o acolhimento, um breve histórico com escuta qualificada para definir se o paciente já convive ou não com HIV/AIDS, explica a metodologia do teste e o que fazer com o resultado.

“O exame é simples, é feito através de uma gota de sangue digital. O paciente coleta sua própria amostra de sangue em casa, onde fica mais a vontade para fazer a testagem sozinho. Em seguida, realiza o teste e interpreta o resultado”, elenca a enfermeira.

O autoteste é confiável, mas ainda é um teste de triagem. Por esse motivo, todos os indivíduos com resultado positivo devem realizar testes adicionais no serviço de saúde com um profissional capacitado.

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Hospital Lineu Araújo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Além do autoteste de HIV/AIDS, também está sendo dispensado pelo SAE a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus HIV infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

Com informações da prefeitura de Teresina

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM