Banner de Aniversário

Saúde

Geneticista tira dúvidas sobre vacina contra a covid-19

Quem já tomou a vacina ainda deve seguir os protocolos de saúde

Publicado por: Lilian Oliveira 13/01/2021, 17:49

A pandemia da Covid-19 tem sido a maior preocupação em todos os países do mundo. A chegada da vacina traz certo alívio. Mas dúvidas sobre sua eficácia tem se tornado comum entre a população.

A médica geneticista e pesquisadora, Anatalia Labilloy mora na Flórida, Estados Unidos, e já tomou as duas doses da vacina da Pfizer, Farmacêutica Multinacional norte-americana , produzida em parceria com a empresa de biotecnologia alemã, BioNtech. A vacina tem 95% de eficácia.

Em entrevista a rádio Teresina FM, a médica explica que é importante tomar vacina, pois ajuda na redução de casos graves e na diminuição de pessoas que precisam recorrer ao sistema de saúde.

 

Anatalia Labilloy mora na Flórida, Estados Unidos, e já tomou as duas doses da vacina da Pfizer.( Foto: Arquivo pessoal)

 

A geneticista ressalta que mesmo que a eficácia da vacina seja de 50%, como acontece com a CoronaVac, ainda se faz necessária sua aplicação, porque se espera que a vacinação ajude na redução de casos de óbito.

Para quem já tomou a vacina, a recomendação é que permaneçam seguindo as regras de saúde “ Não se sabe ainda se essas pessoas, mesmo vacinadas, podem se infectar assintomaticamente e transmitir para aqueles que não tomaram a vacina, ou para os que tomaram a vacina, mas não responderam à ela” explica.

A pesquisadora fala que a expectativa é que a pessoa vacinada atinja a imunização duas semanas depois e ainda esclarece que é esperado que o sistema imunológico reaja quando encontrar algo desconhecido no organismo.

No Brasil e no mundo pode se observar uma politização da Covid-19.  Anatalia acredita que problemas de saúde devem ser resolvidos independentes da política: “Se o presidente não vir esses acontecimentos como prioridade, às soluções vão ser deixadas para depois”.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM