Banner de Aniversário

Saúde

Hospital Universitário confirma internação de 30 pacientes vindos de Manaus

Amazonas chega a pior fase da pandemia com a falta de oxigênio nos hospitais

Publicado por: Lilian Oliveira 14/01/2021, 15:03

O Governo Federal solicitou a colaboração do Hospital Universitário (HU) de Teresina para receber 30 pacientes com covid-19 da cidade de Manaus, Amazonas. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, recebeu uma ligação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na madrugada desta quinta-feira (14).

A chegada dos pacientes está prevista para depois de meia noite e meia. (Foto: Governo Federal)

O motivo da solicitação está relacionada ao colapso referente ao abastecimento de oxigênio nos hospitais da cidade de Manaus. Equipes do Ministério da Saúde estão no Amazonas remanejando pacientes de Covid-19 para hospitais federais do país que têm estrutura para recebê-los. 

”A Fundação Municipal de Saúde estará disponível para colaborar com a necessidade que temos de leitos para pacientes com covid de outro estado”, comunicou Gilberto Albuquerque.

A chegada do avião que vem transportando os pacientes para a capital piauiense, que estava prevista para 13h30 desta quinta-feira, (14) foi alterada para depois de meia noite e meia. A FMS informou que houve essa alteração “devido à falta de logística no abastecimento de oxigênio no avião da Força Aérea Brasileira(FAB)”, que está responsável pelo deslocamento dos pacientes.

De acordo com o superintendente do HU, Paulo Márcio, o Hospital Universitário e o Piauí já tinham feito seu planejamento estratégico e já estavam preparados para ajudar o país quando surgisse a oportunidade.” Preparamos 30 leitos dos quais 20 são equipados com leitos de UTI”, declarou.

 

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM