Banner de Aniversário

Saúde

Covid-19: Pacientes de Manaus desembarcam em Teresina

As transferências ocorrem em meio ao colapso de saúde amazonense

Publicado por: Lilian Oliveira 15/01/2021, 16:09

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo pacientes, em tratamento contra a Covid-19, de Manaus desembarcou por volta do meio-dia em Teresina. Apenas nove, das 30 pessoas esperadas, vieram. A mudança na quantidade se deu por decisão do próprio governo de Manaus. 

O Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), esteve no aeroporto na manhã desta sexta-feira (15) para acompanhar a chegada dos pacientes e comentou a decisão: “Nós estamos aqui para receber nove, estamos aqui para receber 30, nós temos condição para receber mais, porém foi uma decisão de Manaus” declarou.

Nove pacientes de covid-19 chegam em Teresina no avião da FAB (Foto: Divulgação)

Uma grande logística foi montada pela Fundação Municipal de Teresina (FMS) para aguardar os pacientes. O órgão disponibilizou 28 profissionais e 11 ambulâncias do SAMU.

O translado também contou com o apoio de várias viaturas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque estava junto com toda equipe para dar o suporte necessário. “Será feita a triagem e, conforme a gravidade, os pacientes serão deslocados em ambulâncias avançadas ou básicas e o deslocamento deve ser o mais rápido possível para o HU, onde tem estrutura física adequada e de boa qualidade”, diz.

Situação em Manaus  

Em entrevista a Teresina FM, o chefe da Sala de Situação de Saúde da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS), Daniel Barros, explica que nos últimos 14 dias a média móvel de casos triplicou, em relação ao observado no mês de abril e maio, quando aconteceu o primeiro pico da doença no estado. 

De acordo com ele, há muitos motivos que explicam o aumento de casos, como o crescimento da oferta de testes e diagnósticos e a circulação de uma nova mutação: “Tem essa hipótese que ainda precisa ser melhor investigada ,é a questão de ter uma nova variante do vírus circulando no Amazonas que pode estar relacionado a uma maior transmissibilidade”.

 

Daniel trabalha na monitoração do aumento do números de casos e óbitos da covid-19 em Manaus ( Foto: Teresina FM)

O Amazonas registrou na quinta-feira (14) 3.816 casos da covid-19, sendo 2.516 apenas na capital Manaus. O total de casos confirmados é de 223,316, com os números de quinta-feira. O número de óbitos aumentou para 5.930 e os casos de internações diárias  subiram para 254.

Confira a entrevista na íntegra no FACEBOOK e no YOUTUBE .

 

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM