Banner de Aniversário

Cidades

Presidente da FMS comenta sobre chegada da CoronaVac na capital

“Já existem 92 postos de saúde prontos para administrar a vacina em Teresina”, afirma o presidente

Publicado por: FM No Tempo 18/01/2021, 11:19

Segundo o Presidente da FMS (Fundação Municipal de Saúde), Gilberto Albuquerque, já existem 92 postos de saúde prontos para administrar a vacina em Teresina. Nesta segunda-feira, ele comentou sobre a chegada das doses da CoronaVac no Piauí.

Quando questionado sobre quem receberia primeiramente a vacina, ele reafirmou a prioridade para os profissionais de saúde.

“Nós já temos a quantidade de pessoas (que trabalham) na linha de frente, na linha secundária e na rede hospitalar. Dependendo de quantas doses virão para Teresina, nós saberemos que grupo dá pra alcançar nessa primeira etapa.”, declarou o presidente. Comentou ainda que a Dra. Amariles Borba deveria ser a primeira pessoa a receber a vacina na capital: “ Ela foi a responsável pela campanha de vacinação, se enquadra em todos os requisitos”, declarou.

A fiscalização da garantia da vacina vai ser feita também pela FMS. “ A diretoria de atenção básica e de rede hospitalar vão fazer esse acompanhamento, os administradores e controladores são todos ligados à esses setores, então teremos os setores responsáveis, os de apoio e os de controle para que a gente assegure que ela chegue ao grupo prioritário”.

Presidente da FMS comenta sobre chegada da vacina na capital (Fonte: Reprodução/ ALEPI)

Sobre quem já teve Covid-19, o presidente relata que não é necessário se vacinar. “Se você desenvolveu a imunoglobulina G, já está vacinado pelo coronavírus, então não precisa tomar a vacina, já tem a imunidade natural” , afirmou.

No final desta manhã, ocorre uma reunião para tratar sobre os detalhes da vacinação que vão tratar sobre as quantidades recebidas, qual o horário da chegada, como devem ser acomodadas, orientações específicas de manutenção e o controle de quem vai conferir a aplicação das doses.

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, participa do lançamento do plano de vacinação contra a Covid-19 as 17h desta segunda-feira. O lançamento ocorre no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Também estará presente o governador Wellington Dias e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque. Haverá coletiva de imprensa.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM