Banner de Aniversário

Polícia

MP investiga prefeitos que furaram a fila da vacina em seis municípios

Promotores de Justiça instauraram procedimentos e prefeitos podem ser acusados de crime de responsabilidade

Publicado por: Luciano Coelho Repórter: Luciano Coelho 21/01/2021, 07:45

O Ministério Público do Piauí instaurou procedimentos administrativos em seis cidades para apurar aplicação da vacina contra a Covid-19 em pessoas de fora do grupo prioritário. Alguns prefeitos postaram fotos nas redes sociais sendo vacinados. O MP instaurou procedimentos administrativos nas cidades de: São José do Divino, São João da Fronteira, Piracuruca, Pio IX, Guaribas e Uruçuí. Eles podem responder por crime de responsabilidade.

O promotor de Justiça, José Marques Lages, instaurou procedimento para averiguar a denúncia em Guaribas e quais medidas podem ser adotadas contra o prefeito Joércio Matias de Andrade (MDB). Ele é agricultor e tem 40 anos, não está nos grupos prioritários.

O prefeito de Guaribas, Joercio Matias, de 40 anos, foi vacinado (Foto: Redes sociais da Prefeitura de Guaribas)

Em Uruçuí, o prefeito Dr. Wagner Coelho (Progressistas) também foi vacinado. Ele é médico e tem 75 anos. Wagner Coelho disse que se enquadra nas prioridades do plano de imunização, porque atende pacientes com Covid-19. O promotor de Uruçuí, Edgar Bandeira, instaurou procedimento para apurar se a vacinação ocorre de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

O prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho, é médico, tem 75 anos. Foto: Instragram WagnerCoelho

O Ministério Público instaurou procedimentos administrativos em outros quatro municípios para fiscalizar as ações nos municípios e garantir a imunização do público-alvo para vacinação.

“Considerando que eventual burla na fila de prioridade é imoralidade qualificadíssima, configurando improbidade administrativa, é inadmissível que critérios de preferência pessoal e política possam se sobrepor aos critérios técnicos trazidos pelo plano nacional de imunização”, frisou o MP.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, vai solicitar a todas as prefeituras que enviem listas com os nomes das pessoas vacinadas em cada cidade, para que qualquer irregularidade seja investigada.

Fonte: Com informações do MP/PI

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM