Banner de Aniversário

Política

Em audiência, deputados cobram cronograma para retomada das cirurgias eletivas no Piauí

Também participaram da audiência representantes do Conselho Estadual de Saúde, OAB-PI, Hospital Universitário, Hospital Getúlio Vargas e demais entidades ligadas à área da saúde no Estado

Publicado por: Lilian Oliveira 20/05/2021, 18:10

A retomada gradual das cirurgias eletivas no Piauí, seguindo a disponibilidade de leitos de UTI disponíveis na rede de saúde, foi um dos assuntos discutidos na audiência pública, realizada na quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Estado.

Os proponentes da audiência foram os deputados estaduais Teresa Britto (PV) e João de Deus (PT). Na ocasião, eles cobraram um cronograma por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para que a retomada das cirurgias eletivas e de urgência no Estado seja efetivada.

Foto: Alepi

“São mais de 4 mil pacientes que aguardam cirurgias no Piauí, sendo mais de 1.700 de ortopedia. Entendemos a situação da Covid-19 no Estado e em todo o mundo, mas também há várias outras enfermidades que precisam de atenção do Poder Público. Agora, vamos acompanhar esse plano gradual de retomada pela Sesapi, que precisa de um cronograma e metas viáveis. Não é o ideal, mas já é uma luz no fim do túnel para milhares de pacientes que necessitam”, diz a deputada Teresa Britto.

Também participaram da audiência representantes do Conselho Estadual de Saúde, OAB-PI, Hospital Universitário, Hospital Getúlio Vargas e demais entidades ligadas à área da saúde no Estado.

O que a Sesapi diz

Em resposta, a Sesapi afirmou que desde o dia 01 de maio às unidades hospitalares foram informadas sobre a necessidade de retorno gradual das atividades eletivas – cirurgias e ambulatório- 

Mas o planejamento deverá ocorrer de forma gradual e respeitando as disponibilidade de medicamentos, EPI’s, insumos e realocação de profissionais da saúde.

“Notificamos nossos hospitais, através de ofício, para que iniciem o processo de planejamento da retomada dos procedimentos eletivos, no entanto, precisamos que os mesmos possuam pessoal e insumos necessários para a realização de cirurgias principalmente”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM