Saúde

Sesapi aguarda envio de doses para iniciar vacinação de adolescentes no Piauí

Do mesmo modo, a aplicação da terceira dose em idosos depende do repasse do Ministério da Saúde

Publicado por: Eric Souza 15/09/2021, 07:44

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) anunciou no dia 3 de setembro que a vacinação de adolescentes no Piauí tinha previsão de iniciar a partir desta quarta-feira (15). Conforme o secretário Florentino Neto, o Ministério da Saúde começaria a enviar nesta data os imunizantes destinados à faixa etária de 12 a 17 anos. A data teria sido estabelecida levando em consideração o fim do envio de quantidade suficiente de vacinas para a aplicação da primeira dose em todas as pessoas com mais de 18 anos.

Entretanto, de acordo com a Sesapi, é necessário que a vacinação do público acima de 18 anos seja concluída para que o envio de imunizantes para adolescentes e a aplicação da terceira dose em idosos sejam efetuados.

“Os estados dependem do envio de doses por parte do Ministério. Assim, os imunizantes são sempre enviados para públicos determinados”, afirma a secretaria.

Público de 12 a 17 anos receberá a vacina contra a Covid-19 a partir da segunda quinzena de setembro no Piauí (Foto: Divulgação/Sesapi)

Através de uma nota técnica, o Ministério da Saúde informou a vacinação dos adolescentes deverá ser feita exclusivamente com o imunizante da Pfizer/BioNTech, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária.

A pasta ainda recomenda que estados e municípios sigam uma ordem de prioridade. Os primeiros a receberem a vacina serão os adolescentes com deficiência permanente e, na sequência, aqueles com comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Depois, entrariam as gestantes e puérperas entre 12 de 17 anos, os adolescentes privados de liberdade e os sem comorbidades.

Segundo os dados da Sesapi, mais de 39 municípios do Piauí já vacinam adolescentes. Além de Dom Inocêncio, que já concluiu a aplicação da primeira dose nesta faixa etária, figuram na lista Jaicós, Isaías Coelho, Amarante, Fronteiras, Fartura do Piauí, Campinas do Piauí, Ribeiro Gonçalves, São João da Varjota , Lagoa de São Francisco, São Pedro do Piauí, Porto, Santo Antônio dos Milagres, Monsenhor Gil, Vera Mendes, Alegrete do Piauí, Batalha, Sigefredo Pacheco, Dirceu Arcoverde, Paulistana, São Francisco do Piauí, Francinópolis, Vila Nova do Piauí, Massapê do Piauí, Água Branca, Várzea Branca, Altos, Santo Antônio de Lisboa, Esperantina, Luzilândia, Colônia do Piauí, São João da Fronteira, Santa Rosa do Piauí, Canavieira, São Gonçalo do Piauí, Pedro Laurentino, Acauã, Lagoa Alegre e Elesbão Veloso.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM