Banner de Aniversário

Saúde

MPPI inspeciona o Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano

A ação aconteceu com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS)

Publicado por: Lilian Oliveira 25/09/2021, 15:48

O Ministério Público do Piauí (MP-PI), através da 1ª Promotoria de Justiça de Floriano, realizou na sexta-feira (24) inspeção híbrida, parte presencial e parte virtual, no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Os trabalhos foram coordenados pelos promotores de Justiça José de Arimatéa Leão e Karla Furtado.

No dia 13 de setembro, o deputado Gustavo Neiva (PSB) denunciou que a direção do Hospital foi obrigada a fechar leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal devido à falta de medicamentos e insumos para atendimento aos pacientes daquele município.

O deputado cobrou a adoção de medidas urgentes pelo Governo do Estado para que o problema seja solucionado (Foto: Divulgação/Sesapi)

A Justiça de Floriano, durante a vistoria, verificou as quantidades de fármacos, insumos e a qualidade, o fornecimento de alimentação aos pacientes, a realização de exames, entre outros aspectos. Na unidade de saúde foram inspecionados os setores de farmácia, de almoxarifado e de nutrição.

O Ministério Público informou que vai acompanhar semanalmente os níveis de estoque de medicamentos do Tibério Nunes. O objetivo é assegurar que o hospital tenha o quantitativo suficiente para os pacientes. Os fármacos são entregues pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Foto: Divulgação/ MP-PI

Profissionais de saúde do Hospital também relataram dificuldades para realizar alguns procedimentos, como, endoscopia, ressonância, de urocultura, culturas e hemoculturas. Para tentar solucionar o problema, a administração do hospital deverá enviar ao MPPI uma lista com a quantidade de procedimentos solicitados e que não foram realizados.

A ação aconteceu com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS). Além de fiscais do Coren-PI (Conselho Regional de Enfermagem do Piauí), do CRM-PI (Conselho Regional de Medicina do Piauí) e da Diretoria de Vigilância Sanitária da Sesapi.

Participaram da inspeção representantes da Secretaria Municipal, do Conselho Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária de Floriano. Os representantes dos conselhos profissionais e dos órgãos de fiscalização presentes vão elaborar relatórios técnicos, que vão embasar a atuação do Ministério Público Estadual em prol de melhorias da unidade de saúde.

Matéria relacionada:

Hospital de Floriano corre o risco de fechar por falta de material

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM