Saúde

FMS segue com campanha de vacinação antirrábica na zona rural de Teresina

Neste sábado (13), as zonas ruais atendidas serão Norte e Leste

Publicado por: Caio Rabelo 13/11/2021, 11:30

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia a segunda fase da campanha de vacinação antirrábica, que ocorre nas zonas rurais Norte e Leste neste sábado (13) e nas zonas rurais Sul e Sudeste no próximo sábado (20).

A Gerência de Zoonoses (Gezoon) da FMS informa que a vacinação nessas datas acontecerá com os agentes de saúde se deslocando até as residências. “Todos estarão devidamente identificados para que as pessoas não tenham receio de atender esses profissionais que irão imunizar os animais”, diz o gerente de zoonoses Paulo Marques.

Vacina antirrábica é aplicada em cães e gatos da capital (Foto: Divulgação/FMS)

Teresina superou a meta de cobertura para a campanha de vacinação antirrábica na zona urbana. Nos dois dias de mobilização, foram vacinados 100.359 cães e 47.064 gatos, o que corresponde a 103,14% da meta de 142.941 animais estimada pela fundação.

“Devemos este bom desempenho a todos que participaram, tanto equipes quanto população, que se conscientizou da importância da campanha e levou seus animais de estimação aos postos disponibilizados em toda a zona urbana de Teresina”, comemora o presidente da FMS Gilberto Albuquerque.

Os residentes da zona urbana que não puderam vacinar seus cães e gatos no dia D também têm a oportunidade de garantir sua dose. A Gezoon está aberta todos os dias com vacina disponível, a imunização é gratuita e pode ser realizada em qualquer época do ano.

A raiva é uma doença que pode atingir todos os mamíferos, transmitida pela mordida de animais infectados. Ela atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte. A única forma de prevenção é a vacina, que deve ser realizada anualmente em animais domésticos, especialmente cães e gatos, por sua maior proximidade com os seres humanos.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM