Banner de Aniversário

Saúde

Governo do Piauí avalia novo decreto com medidas restritivas para conter casos de Covid-19

Reedição de documento seria motivada pela lotação de leitos de UTI Covid em várias cidades do estado

Publicado por: FM No Tempo 17/11/2021, 10:25

O Governo do Estado analisa juntamente ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) a possibilidade de reeditar os decretos de medidas restritivas por conta do avanço dos casos de Covid-19 na capital e no interior. Os leitos de UTI Covid estão lotados nos hospitais regionais das principais cidades como Floriano, Oeiras e Picos, e com uma lotação média em cidades como São Raimundo Nonato, Piripiri e Teresina.

Em São Raimundo Nonato houve a desmobilização de leitos de UTI. O município chegou a contar com 25 leitos e hoje não possui mais nenhum. Já Floriano chegou a ter 25 e hoje conta com apenas dez. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está vigilante para reabrir os leitos no caso de procura em determinadas regiões.

Hospital Justino Luz, em Picos, apresenta lotação total de leitos de UTI (Foto: Divulgação/Governo do Piauí)

Para conter esse avanço devem ser revistos os protocolos sanitários e a campanha de vacinação, intensificada. Os protocolos não mudaram, mas foram flexibilizados, afrouxados e devem ser obedecidos para não haver aumentos nos índices de contaminação.

As UTIs estão com cerca de 46% de ocupação no Estado todo, bem como 69% dos leitos clínicos. Enquanto isso, a vacinação contra a Covid ainda não chegou a 55% da população piauiense.

“Estamos acompanhando todos os números; o secretário é sensível à essa taxa de ocupação. O COE está vigilante para, caso ocorra fila de espera no complexo regulador por leitos de UTI, cumprir a obrigação de abri-los para atender os pacientes com Covid”, destacou o superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, falando sobre a situação de lotação dos hospitais.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM