Saúde

Julho Amarelo: Médica gastroenterologista cita sintomas e indica cuidados relacionados às hepatites virais

Doença é caracterizada por inflamações no fígado que podem ser causadas por vírus ou uso de medicamentos

Publicado por: Eric Souza 21/07/2022, 12:24

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

De acordo com a médica gastroenterologista Joice Maranhão, a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Joice Maranhão, médica gastroenterologista (Foto: Teresina FM)

“Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, explicou ao JT1 da Teresina FM nesta quinta-feira (21).

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

“O primeiro ponto é fazer os exames e procurar a vacinação. Outros cuidados incluem manter a higiene básica, relações sexuais seguras e evitar o compartilhamento de objetos cortantes como tesoura, alicate e gilete”, alertou a médica.

Confira a entrevista completa no Jornal da Teresina 1ª Edição desta quinta-feira (21):

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM