Banner de Aniversário

Saúde

Campanha de Vacinação contra Pólio e Multivacinação começa nesta segunda (8)

Intuito da campanha é ampliar a cobertura vacinal e reduzir o número de não vacinados, afirma FMS

Publicado por: Lilian Oliveira 08/08/2022, 08:21

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá aplicar a partir desta segunda-feira (8), em Teresina, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todas as zonas da capital.

O intuito da campanha é ampliar a cobertura vacinal, no caso da poliomielite, e reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos, além de melhorar as coberturas vacinais, conforme preconiza o Calendário Nacional de Vacinação.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos podem receber vacinas (Foto: Divulgação/FMS)

O reforço da FMS se deve à baixa gradual na cobertura vacinal, que segue a mesma tendência do cenário nacional, e barrar o vírus que provoca a poliomielite.

Para a multivacinação, o público-alvo é o de crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Serão ofertadas vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), menigocócica C (conjugada) e febre amarela.

“Sempre reforçamos a importância de manter as rotinas de vacinas em dia. Os imunizantes disponíveis no SUS são seguros, gratuitos e podem prevenir contra mais de 30 agravos”, diz Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de imunização da FMS.

A pasta municipal estipulou o prazo de 9 de setembro para ampliar as coberturas vacinais de crianças com idades de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes, inclusive, com a realização do Dia D de Vacina, em 20 de agosto.

A FMS reforça que o adiamento da vacinação só deve ocorrer em situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris graves para que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação e mascarem o problema real.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM