Banner de Aniversário

Saúde

FEPISERH: Medicamentos usados em transplantes devem ser repostos neste fim de semana

Os imunossupressores estão em processo licitatório

Publicado por: Caio Rabelo 10/08/2022, 11:38

O medicamento usado para evitar a rejeição de órgãos transplantados, o simulect, deve voltar aos estoques do Hospital Getúlio Vargas (HGV) até o fim de semana. A informação foi confirmada pela Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares.

Em nota, a FEPISERH destaca que os transplantes devem ser restabelecidos no Piauí. “A Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares – FEPISERH esclarece que está em processo licitatório para registro de preço que contempla o medicamento Simulect, utilizado em pacientes que vão realizar transplante de rim. Até o final da semana a medicação estará no Hospital e os transplantes serão restabelecidos”, completa.

Foto: Divulgação/Ascom

O problema chamou atenção após os órgãos doados pela família da babá Juliana da Silva, 29 anos, serem colocados na lista nacional de transplantes e encaminhados para outros estados. Isso por conta da falta do medicamento que permitiria que os dois rins e o fígado de Juliana fossem entregues para pacientes piauienses.

Juliana da Silva morreu após ser baleada na cabeça e passar nove dias internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O disparo aconteceu durante a discussão entre dois cunhados, Felipe Holanda e Daniel Flauberth Gomes Nunes, no dia 30 de julho, no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina. Os três morreram e o incidente segue sendo investigado pela Polícia Civil.

No Piauí são feitos transplantes de rins e córneas. Segundo a Central de Transplantes, são 261 pacientes na fila de espera por rim e 380 esperando por córneas.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM