Banner de Aniversário

Saúde

Teresina corre risco de suspender atendimentos e cirurgias por falta de insumos

A FMS informou que não há mais estoque de soros

Publicado por: Caio Rabelo 10/08/2022, 09:43

A falta de medicamentos e soro fisiológico pode suspender os atendimentos e cirurgias em hospitais de Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu uma nota alertando sobre a possibilidade de desabastecimento nos próximos dias.

Segundo o alerta da FMS, não há mais estoque de soro e que todos os frascos restantes foram entregues para as unidades de saúde da capital. Uma relação de mais 20 medicamentos correm o risco de faltar.

Hospital de Urgência de Teresina. (Ascom/HUT)

De acordo com o  Ministério da Saúde, o “culpado” pelo problema é o lockdown na China e na Índia, a guerra na Ucrânia, o aumento no custo de produção e à escassez de matéria-prima. A situação é critica em várias regiões do país.

Confira a nota na integra

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que está em falta, em todo o país, soros fisiológico, glicosado e ringer lactato, devido falta de matéria prima para as embalagens. A FMS informa ainda que já esteve em várias reuniões com o Ministério da Saúde onde foi sugerido ao órgão a importação do produto, mas até o momento nenhuma decisão foi tomada para resolver a situação.

A FMS explica que não tem mais estoque de soros. Estão em uso os últimos frascos que foram distribuídos nas unidades de saúde.

O Brasil passa por uma fase de desabastecimento de remédios em diversas regiões. A falta de medicamentos tem afetado não só as farmácias, mas hospitais e unidades públicas de saúde na maioria das cidades do país.

A Anvisa encaminhou em junho ao Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos do Ministério da Economia uma relação com 20 medicamentos ( Processo SEI/ANVISA nº 25351.911896/2022-19.) com risco de desabastecimento no mercado pela ausência de matéria-prima para compor as substâncias e, também, a escassez de insumos para embalagem.

O Ministério da Saúde atribui o desabastecimento a diferentes fatores: lockdown na China e na Índia, guerra na Ucrânia, aumento no custo de produção e à escassez de matéria-prima.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM