No cenário nacional, os registros caíram 60%
Seguindo a estatística de redução dos casos de dengue no Brasil, o Piauí registrou queda em casos prováveis da doença nas primeiras seis semanas de 2025 comparado ao mesmo período do ano passado.
Os dados são do painel de monitoramento do Ministério da Saúde e apontam que o estado diminuiu em 53,6% os registros, saindo de 1.015 casos em 2024 para 470 neste ano.
Foto: reprodução / FMS
No cenário nacional a redução foi de 60% para o período analisado, saindo de 698.482 para 281.049 casos.
Em todo o país, 17 estados apresentaram redução de casos prováveis da doença, sendo o Distrito Federal (97%), Rio de Janeiro (91%), Minas Gerais (88%), Amapá (79%) e Paraná (74%) os que alcançaram melhores resultados.
Ampliação da faixa etária para vacinação
Na última sexta-feira (14), o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica, voltada a todos os estados e Distrito Federal, que amplia a oferta de vacinas contra a dengue à população.
Dessa forma, os imunizantes com datas de vencimento próximas poderão ser aplicados em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, as vacinas poderão ser também remanejadas para municípios que ainda foram contemplados pela vacinação contra a doença.
Atualmente, são incluídos no cronograma da pasta as pessoas com idades entre 10 e 14 anos.
De acordo com o documento, as doses com um prazo de dois meses de validade poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação contra dengue ou ser aplicadas em faixa etária ampliada, contemplando pessoas de 6 anos a 16 anos de idade.
No caso das vacinas que completarem um mês de validade, a faixa etária ampliada será de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade, alcançando o limite especificado na bula.