“A expectativa é de uma redução ainda maior nas doações de sangue devido ao feriado prolongado de Corpus Christi”, alerta o GSH
O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no dia 14 de junho e o GSH Banco de Sangue de Teresina aproveitou a proximidade da data para iniciar campanha visando reforçar a urgência doação. Como informado pela instituição, o cenário é preocupante: estoques de sangue na capital estão em estado crítico.
Devido ao fato, o GSH convida a população a participar ativamente da campanha nacional Junho Vermelho. “A expectativa é de uma redução ainda maior nas doações de sangue devido ao feriado prolongado de Corpus Christi, no dia 19, e as celebrações de São João”, alerta.
Em meio a estoques críticos, Banco de Sangue de Teresina reforça urgência da doação (Foto: Divulgação/GSH)
O mês de junho é estrategicamente escolhido para ações de incentivo à doação, pois é também quando se comemora o nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, em 14 de junho de 1868, responsável pela descoberta dos tipos sanguíneos e do fator Rh, avanços que revolucionaram a medicina transfusional.
A doação de sangue é um gesto simples que pode salvar até quatro vidas. No entanto, no Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente, segundo o Ministério da Saúde. A OMS recomenda que entre 1% e 3% da população de um país seja doadora, e embora o Brasil esteja dentro desse intervalo, o número ainda é insuficiente frente à crescente demanda hospitalar por hemocomponentes, em situações como cirurgias, emergências e tratamentos de doenças crônicas como cânceres e anemias.
Com o slogan “No ritmo da vida – doe sangue, espalhe energia”, a campanha Junho Vermelho deste ano busca sensibilizar a população de forma emocional e positiva, comparando a doação de sangue à sensação de ouvir uma boa música.
“A doação de sangue mantém a vida em movimento. Então, aumente o volume da solidariedade, sinta as batidas do coração e deixe que esta energia te conquiste”, destaca a mensagem da campanha, sugerindo uma lista de reprodução com músicas que celebram a vida, disponibilizada aos doadores, pelas redes sociais
O GSH Banco de Sangue de Teresina atende de segunda a sábado, das 7h às 18h, na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) – 3º andar (Centro Clínico Hospital São Marcos – Ala B), com estacionamento gratuito para doadores, de segunda a sexta-feira).
Foto: Divulgação