O comunicado foi publicizado nesta quinta-feira, 03
Com baixa nos estoques, o GSH Banco de Sangue de Teresina emitiu alertando pedindo ajuda à população para conseguir reverter o cenário, que ameaça o atendimento a pacientes em tratamento. O comunicado foi publicizado nesta quinta-feira, 03.
Além do impacto das férias, o mês de junho marca no Piauí o início do período seco, tradicionalmente chamado de “inverno” no contexto meteorológico local e que se estende até agosto. Mesmo com a chegada desse chamado inverno, as chuvas se tornam raras e as temperaturas em Teresina mantêm-se elevadas.
GSH de Teresina registra queda nas doações de sangue e pede ajuda à população (Foto: Divulgação/GSH)
As médias máximas frequentemente variam entre 33°C e 39°C durante o dia, enquanto os termômetros costumam registrar valores em torno de 24°C nas madrugadas, cenário propício a doenças respiratórias.
“É um momento crítico. Precisamos urgentemente da colaboração da população. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas e neste inverno muitos pacientes dependem desse gesto solidário para continuar seus tratamentos”, afirmou Érica Santana, líder de captação do GSH Banco de Sangue de Teresina.
Conforme reforçado pela instituição, doar sangue é seguro e rápido. A recomendação é que pessoas saudáveis doem antes de viajar ou logo após retornarem; o GSH pediu também que a população ajude a divulgar a causa entre amigos e familiares.