Em termos de Brasil, as viagens por motivo de tratamento de saúde ou consulta médica chegaram a 3,5 milhões
Piauienses realizaram 324 mil viagens em 2024, 284 mil foram por motivos pessoais e 40 mil com finalidade profissional. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Do total de viagens por motivos pessoais, a maior parcela, exatamente 106 mil, tiveram como motivo tratamento de saúde ou consulta médica. Isso representa um incremento de cerca de 9 mil em relação a 2023, que registrou um crescimento de 9,3%.

Proporção de viagens por motivos de tratamento de saúde ou consulta no Brasil (Foto: Divulgação)
Segundo o IBGE, ainda em âmbito de Piauí, as viagens para tratamento médico representaram 37,3% do total das viagens por motivo pessoal, com um incremento de 2 pontos percentuais na participação em relação a 2023.
A proporção de viagens para tratamento de saúde no estado foi a segunda maior entre todas as unidades federativas do país.
Em termos de Brasil, as viagens por motivo de tratamento de saúde ou consulta médica chegaram a 3,5 milhões, representando 20,1% do total das viagens por motivos pessoais. O Maranhão foi o estado com a maior proporção de viagens por motivo de tratamento de saúde, com 38,1%; seguido do Piauí, com 37,3%, e de Rondônia, com 37,2%.
Os menores indicadores ficaram com: Distrito Federal, com 2,1%; Rio de Janeiro, com 4,9%; e São Paulo, com 9,4%
As informações estão no relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada na semana passada.