Os serviços são ofertados através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito
Um familiar da idosa Maria Vieira Gomes, 76 anos, procurou a Teresina FM para expressar indignação com o Programa Transporte Eficiente da Prefeitura da capital.
Segundo o denunciante, Maria, que é cadeirante, precisou, esta semana, de um ônibus para fazer uma consulta médica, mas não conseguiu devido à falta de transporte suficiente para dar conta da demanda. Os serviços são ofertados através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Ônibus do Transporte Eficiente de Teresina (Foto: Reprodução/Prefeitura de Teresina)
A pessoa responsável pela denúncia destacou que a idosa acionou a Strans via telefone e que foi orientada a tentar solicitar o deslocamento em outro horário, de preferência na parte da manhã. A consulta, agendada através do SUS, estava marcada para a parte da tarde.
“O atendente disse: ‘Quando a senhora for marcar uma consulta, a senhora marca mais cedo’. Mas quem marca a consulta é o SUS […], é direto no sistema, não tem opção de escolha. [A Strans] Tem um carro ou dois e a minha mãe mora na Vila Irmã Dulce [extremo sul de Teresina]”, lamentou a fonte.
Maria Vieira ficou impossibilitada de realizar o procedimento médico devido ao problema.
A Teresina FM entrou em contato com a Strans, que se manifestou, via assessoria de comunicação, reconhecendo que “há insuficiência no número de carros para dar conta de uma demanda crescente”. A superintendência destacou ainda que está buscando recursos financeiros para sanar a deficiência, aconselhou os usuários a realizarem a solicitação do serviço com antecedência e garantiu que os casos de saúde são tratados como prioridade.
O Programa Transporte Eficiente é voltado a pessoas com mobilidade reduzida. Segundo informações disponíveis no portal de notícias da Prefeitura de Teresina, o programa vai ser modernizado através de uma plataforma digital (em desenvolvimento), que permitirá ao cidadão solicitar os serviços de forma prática, informando localização e destino. Atualmente as solicitações são feitas de forma manual, com agendamentos por telefone.
Os agendamentos se dão através do (86) 3122-7618 ou do (86) 99410-4111 (WhatsApp). Os serviços são ofertados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.