A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está reforçando o alerta aos pais para que levem seus filhos, meninos e meninas de 9 a 19 anos, às salas de vacinação contra o HPV.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está convocando pais e responsáveis para vacinar meninos e meninas de 9 a 19 anos contra o HPV em Teresina.
Apesar do avanço na vacinação, ainda há diferença entre os públicos: em 2025, as meninas atingiram a meta de 90% de cobertura, enquanto os meninos chegaram a 77%. Por isso, a FMS reforça a importância de ampliar a imunização masculina.

Foto: FMS
O HPV é um vírus que pode causar diversos tipos de câncer, como de colo do útero, pênis, ânus e garganta. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e em posto no Teresina Shopping.
A orientação é vacinar o quanto antes, já que a proteção é mais eficaz quando aplicada precocemente. Além disso, o uso de preservativos e a realização de exames preventivos continuam sendo essenciais para reduzir os riscos da doença.