05/09/2026

Saúde

Homem passa mal durante espera por mutirão de catarata em Teresina; pacientes relatam desorganização

FMS reconheceu atraso no início da ação e atribuiu problema à equipe responsável pelos procedimentos

Compartilhe agora

Publicado por: Julia Castelo Branco 02/09/2026, 12:29

Um homem de 56 anos passou mal enquanto aguardava atendimento no mutirão de catarata realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Piauí, na Zona Sul de Teresina, na manhã desta quarta-feira (2). Ele precisou ser atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além do mal-estar do paciente, pessoas que aguardavam atendimento denunciaram demora e desorganização no início da triagem. O radialista Jessé Machado Souza, que estava na unidade, relatou que os computadores ainda estavam sendo instalados enquanto os pacientes aguardavam e que as senhas não haviam sido distribuídas.

“Está uma bagunça generalizada. Eles estão montando os computadores de atendimento agora. O pessoal está aqui reclamando, na portaria. Nem as senhas foram entregues para os atendimentos”, afirmou.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou que houve atraso no início dos atendimentos desta quarta-feira. Segundo o órgão, a demora ocorreu devido a um atraso pontual da equipe do HVisão, responsável pela realização dos atendimentos.

A FMS informou que a situação foi regularizada e que todos os pacientes que estavam aguardando seriam atendidos. Para organizar o fluxo, senhas passaram a ser distribuídas na unidade.

 

Foto: Reprodução/G1 Piauí

 

O mutirão oferece 1,4 mil vagas para triagem de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Teresina. A ação começou na segunda-feira (31) e segue até esta quinta-feira (3), com 350 vagas disponibilizadas por dia.

Nesta quarta-feira, os atendimentos são realizados na UBS Parque Piauí. Podem participar pessoas com mais de 55 anos com suspeita de catarata, além de pacientes que já possuem diagnóstico da doença e aguardam cirurgia ou exames pré-operatórios.

Durante a triagem, os pacientes passam por avaliação oftalmológica. Havendo indicação para cirurgia, o procedimento pode ser agendado no mesmo dia, assim como os exames pré-operatórios.

Para participar do mutirão, é necessário procurar uma UBS de Teresina para realizar o agendamento e apresentar documento de identificação com foto e CPF. A FMS também afirmou que a UBS Parque Piauí passou por ações de preparação para receber os pacientes durante o mutirão, incluindo troca de forro, limpeza terminal e outras adequações na estrutura.

Fonte: G1 Piauí

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM