Banner de Aniversário

Teresina

Teresina celebra avanço em saneamento básico no aniversário de 170 anos

Desde que começou a operar na cidade, a Águas de Teresina mais que dobrou a cobertura de esgotamento

Publicado por: Caio Rabelo 16/08/2022, 07:10

A cidade de Teresina comemora 170 anos de emancipação nesta terça-feira (16). E a Águas de Teresina, já com cinco anos de atuação na capital, vem proporcionando à população teresinense uma nova realidade no que diz respeito ao universo do saneamento básico.

Desde 2020, o acesso à água tratada foi universalizado e agora a empresa avança na cobertura de esgotamento sanitário com a meta de até 2033 alcançar a cobertura de esgoto para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

Empresa quer universalizar cobertura de esgoto até 2033 (Foto: Divulgação/Águas de Teresina)

Atualmente, a concessionária trabalha para garantir a universalização do esgotamento sanitário para acabar de vez com a realidade de esgoto à céu aberto na capital teresinense. Desde que começou a operar na cidade, a Águas de Teresina mais que dobrou a cobertura de esgotamento da cidade, saindo de 19% para 42,6%. Até 2024 a cidade terá elevado esse índice para 59% e universalizado o serviço em 2033.

O avanço das obras de esgoto abrirá as portas da cidade para um novo patamar de desenvolvimento, uma vez que, além de melhorar diretamente a saúde e a qualidade de vida da população, o saneamento também contribui para a preservação ambiental dos rios, para a valorização imobiliária, o crescimento do turismo e também para a atração de novos investimentos.

“Com a cidade saneada, a população ganha mais qualidade de vidam, já que os indicadores de saúde também melhoram. Além disso, cuidar do saneamento básico é cuidar diretamente do meio ambiente, preservando seus recursos hídricos e tratar corretamente os dejetos, que deixarão de poluir a natureza. Por isso seguimos investindo em saneamento na cidade de Teresina para torná-la referência em respeito ao meio ambiente”, destaca Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Teresina.

Ampliação dos serviços de água e esgoto beneficia mais teresinenses

Através do saneamento básico, a Águas de Teresina tem impactado positivamente a vida de muitos teresinenses, como é o caso da Lindinalva Francisca de Freitas, moradora do bairro Tabocas, que atualmente comemora o fato de ter acesso à água tratada para viver com dignidade.

“Aqui na minha região, não tínhamos saneamento básico. Cheguei a ficar internada, por consumir água que não tinha tratamento. Hoje, vivo uma realidade bem diferente, confio na água que é de qualidade e saudável, posso consumir sem medo de ficar doente novamente”, declara a moradora.

Atenção às famílias mais vulneráveis

Em Teresina, mais de 11 mil famílias são beneficiadas com a Tarifa Social, benefício oferecido pela Águas de Teresina que concede 50% de desconto na fatura das famílias de baixa renda. O projeto possibilita o acesso aos serviços de saneamento básico que são fundamentais e impactam diretamente na qualidade de vida da população.

Por meio de parcerias com os líderes comunitários, a concessionária avança nessa ação de caráter inclusivo e realiza mutirões de atendimento para ampliar ainda mais o benefício.

“A Tarifa social é uma oportunidade de oferecer mais saúde e dignidade na vida dessas pessoas com uma renda baixa. Nosso propósito é trabalhar para que mais famílias tenham acesso à água tratada”, afirma Fernando Lima, diretor-executivo da Águas de Teresina.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM