A suspensão foi anunciada na última terça-feira
A Prefeitura de Teresina anunciou recentemente o cancelamento do Carnaval oficial da capital. O motivo é o direcionamento do dinheiro público para prioridades que atendam à população.
A suspensão foi anunciada na última terça-feira (07). Segundo o comunicado, a decisão foi tomada devido ao contingenciamento orçamentário, ao alto volume de despesas do exercício anterior (DEA) e à necessidade de priorizar áreas como saúde, educação, assistência social e limpeza pública.
O prefeito Silvio Mendes, durante uma reunião estratégica de enfrentamento da crise na saúde de Teresina, realizada nesta quinta-feira (9), afirmou que a medida não tem a intenção de extinguir o carnaval do calendário municipal.
“A Prefeitura não está dizendo que vai extinguir o carnaval, isso é impossível, é uma festa popular que tem data marcada. Nunca decretei o fim do carnaval, jamais, até porque não posso, e se pudesse, não faria. O que não podemos fazer é alocar dinheiro público, que precisa ser destinado a outras áreas neste momento”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
O prefeito revelou ainda que a providência tomada não o alegra, mas foi necessária devido à situação que Teresina está enfrentando. “Fico triste por ter que cancelar uma festa tão importante e popular, que faz parte da nossa cultura, mas é preciso definir prioridades e garantir ao cidadão o seu bem-estar”, lamentou.
O gestor anunciou que a Prefeitura atuará na data comemorativa por meio dos serviços públicos. “A Prefeitura vai ajudar a limpar as avenidas e garantir a segurança necessária para que o teresinense se sinta protegido. Naturalmente, o sistema de segurança do próprio estado estará presente para que o cidadão possa sair à rua e fazer o que gosta”, destacou.
Silvio Mendes afirmou ainda que há uma tentativa de realizar as festas juninas na capital.
“O que posso adiantar é que já estamos pensando nas festas juninas e buscando recursos financeiros do Governo Federal para que, em junho, possamos celebrar uma festa tão tradicional quanto o carnaval, que também faz parte da nossa cultura. Queremos fazer uma festa bonita, como a cidade merece”, finalizou.