15/07/2025

Teresina

Polícia desmantela grupo de falsos veterinários que faziam cirurgias ilegais em animais em Teresina

Operação Falso Vet prendeu cinco pessoas suspeitas de se passarem por veterinários e realizar castrações clandestinas em condições cruéis

Compartilhe agora

Publicado por: Eduardo Calado 12/05/2025, 08:18

A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta segunda-feira (12) a Operação Falso Vet, que investiga um grupo acusado de realizar cirurgias ilegais em animais na cidade de Teresina. Coordenada pela Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA), a ação resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão contra suspeitos que atuavam como falsos veterinários em residências particulares.

Foto: Reprodução/SSP

Segundo a delegada Adília Klein, os procedimentos ocorriam em condições precárias e cruéis, utilizando relaxantes musculares para imobilizar os animais — que, mesmo sem conseguir se mover, ainda sentiam dor durante as cirurgias. “As operações eram feitas sobre telhas ou pisos comuns, com instrumentos não esterilizados. Muitos animais morreram com infecções graves”, revelou.

O grupo será responsabilizado por crime de maus-tratos com agravante de tortura animal. As investigações reuniram provas documentais, vídeos e depoimentos que comprovam a atuação ilegal dos acusados, todos sem formação em Medicina Veterinária nem registro no Conselho Regional (CRMV).

A Polícia segue apurando o caso para identificar outros envolvidos e faz um alerta à população: sempre verifique se o profissional tem registro no CRMV antes de autorizar qualquer intervenção em seu animal de estimação.

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM