Estrutura que liga Teresina a Timon passará por manutenção urgente em pilar e elemento de ligação
A Ponte Governador João Luís Ferreira, conhecida como Ponte Metálica, será interditada por 30 dias a partir de 1º de setembro, segundo o Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Piauí (Crea-PI). A estrutura liga Teresina a Timon, no Maranhão.

Imagem: Prefeitura de Timon
A decisão foi tomada após uma inspeção realizada entre 2 de janeiro e 18 de fevereiro, que apontou a necessidade de manutenção urgente em um dos pilares de sustentação e em um elemento de ligação da ponte.
De acordo com a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), responsável pela manutenção, as obras serão divididas em duas fases. Na primeira, com duração de seis meses, será feita a recuperação do pavimento rodoviário e da via férrea — período em que haverá a interdição total por 30 dias. Na segunda fase, também prevista para durar seis meses, serão realizados reparos nos pilares e estacas de fundação, sem fechamento total, mas com possíveis bloqueios pontuais no trânsito.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Ponte Metálica é um dos cartões-postais de Teresina e uma das três ligações viárias entre a capital e Timon. Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Timon, cerca de 60 a 70 mil veículos cruzam a estrutura diariamente.