Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Saúde

FMS promove programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à AIDS

No dia 1º de dezembro celebra-se o Dia Mundial de Combate à AIDS, data voltada para a conscientização sobre os males e a prevenção desta […]

Publicado por: Wanderson Camêlo 27/11/2019, 10:32

No dia 1º de dezembro celebra-se o Dia Mundial de Combate à AIDS, data voltada para a conscientização sobre os males e a prevenção desta doença. Em Teresina, a Coordenação Municipal de IST/AIDS está organizando, a partir desta quarta-feira (27), uma intensificação de suas ações em diversos pontos da cidade, em parceria com entidades públicas, privadas e ONGs.

“As atividades vão abranger prevenção e promoção da saúde, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, demonstração educativa do uso dos preservativos, distribuição de folders, palestras educativas, realização de testes rápidos para o diagnóstico de HIV, bem como outras infecções sexualmente transmissível”, informa Alana Niége, coordenadora municipal de IST/AIDS da Fundação Municipal de Saúde (FMS). As ações começam a partir das 8h desta quarta-feira, com uma visita aos lavadores de carros, que atuam na Avenida Maranhão. “O objetivo é levar informação para essa população que não tem tanto acesso, durante toda a manhã, com distribuição de preservativos”, informa a coordenadora.

Na quinta-feira (28), os profissionais vão estar no Shopping da Cidade, realizando testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Já na sexta-feira (29), uma equipe volante percorrerá bares em todas as zonas da cidade, com o objetivo de levar informação e insumos para a população que frequenta as noites teresinenses. A ação segue nos dias 30 e 1º de dezembro, com atividades nos parque da Cidadania e Potycabana, respectivamente.

As ações seguem em parceria com outras instituições. No dia 6 de dezembro, a FMS estará com as Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e ONGs como Associação dos Travestis, Transsexuais e Transgêneros Do Estado Do Piauí (ATRAPI) e Associação das Prostitutas do Piauí (APROSPI), na Praça da Bandeira, promovendo palestras educativas, testes por fluido oral e outras atividades. Nos dias 7 e 8, os serviços serão levados para o evento Vem Para o Parque, promovido pelo SESC. No dia 10 de dezembro, a equipe levará palestras e ações para os servidores do Tribunal de Justiça do Piauí. E, por fim, no dia 13 de dezembro, todos os serviços relacionados ao combate ao HIV e à AIDS estarão reunidos em um grande encontro. “Estamos articulando para levar a prevenção combinada, que tange a profilaxia Pré-exposição (PrEP) e a Pós-exposição (PEP), já disponíveis em Teresina”, relata Alana Niége.

O Dia Mundial de Combate à AIDS tem como objetivo chamar a atenção para o problema, desde sua prevenção, tratamento e acompanhamento, uma vez que se trata de uma doença ainda sem cura e que requer uma proteção eficiente. “Precisamos findar esse preconceito, mostrar à população que não se contrai AIDS com um aperto de mão ou com um simples abraço em um paciente. A doença não é uma sentença de morte e é possível viver com ela, relacionar-se e trabalhar normalmente”, alerta a coordenadora.

Ela lembra ainda que o combate à AIDS e a outras infecções sexualmente transmissíveis não deve acontecer somente no mês de dezembro. “A FMS, durante todo ano, realiza ações de educação e prevenção em grandes eventos, entidades públicas e privadas e em parceria com diversos órgãos”, diz. Alana Niége chama atenção para a importância das campanhas de prevenção e principalmente da testagem, que deve ser feita por todos e está disponível em todos os serviços de saúde. “Existem milhões de pessoas que não sabem do seu estado sorológico. Ações como estas servem para dar acesso à testagem, e a pessoa uma vez diagnosticada já iniciar seu tratamento, que é de acesso universal, feito pelo SUS, e que vai garantir uma qualidade de vida quando feito corretamente”, esclarece Alana Niége.

Fonte: Prefeitura de Teresina
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM