Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Economia

Chefe de fiscalização do Procon avalia promoções da Black Friday: “Sem desconto, há propaganda enganosa”

Órgão realiza vistorias e pode multar estabelecimentos comerciais com preços irregulares

Publicado por: FM No Tempo 26/11/2021, 11:07

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), vinculado ao Ministério Público do Piauí (MP-PI), realiza nesta sexta-feira (26) fiscalização a estabelecimentos comerciais em Teresina. A operação tem o intuito de verificar os preços dos produtos oferecidos na Black Friday, período caracterizado por descontos e promoções especiais.

Em entrevista ao JT1 da Teresina FM, o chefe de fiscalizações do órgão, Arimatéa Arêa Leão, garantiu que os estabelecimentos irregulares podem ser multados. “Se não há desconto real, configura propaganda enganosa. Além da autuação, o Procon exigirá a redução dos preços”, assegurou.

Procon intensifica fiscalizações durante período da Black Friday (Foto: Teresina FM)

De acordo com Leão, muitas lojas elevam o preço ao dobro e então oferecem desconto de 50%, prática resumida na conhecida frase “tudo pela metade do dobro”. Para evitar que casos assim ocorram com frequência, o Procon divulgou uma lista de valores de produtos ofertados antes da Black Friday.

“Os consumidores são os principais fiscais. Por meio da nossa lista, podem comparar os preços e constatar se determinada loja realmente possui valores promocionais”, acrescentou o entrevistado.

Na tabela, que pode ser conferida neste link, constam lojas conhecidas como Americanas, Havan, Magalu, Liliane, Big Bompreço e Eletro Mateus. Dentre os produtos ofertados figuram principalmente eletrodomésticos e eletrônicos, a exemplo de smartphones, aparelhos de TV, micro-ondas e liquidificadores.

Leão reforçou que os consumidores podem entrar em contato com o Procon por meio do telefone (86) 3216-4550, e afirmou que cada reclamação é repassada aos fiscais de campo, que se dirigem aos estabelecimentos e tomam as medidas cabíveis.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM