O suplente de deputado federal foi homologado nesta quinta-feira, 20, como líder da sigla no estado
Por Wanderson Camêlo e Tiago Andrade
O Podemos desistiu de se federar com o PSDB, o que deu mais tranquilidade para os tucanos do Piauí, que almejam impedir a reeleição do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos).
O receio era que a união pudesse acarretar um recuo com relação à proposta majoritária, isso porque o Podemos-PI passou para as mãos do suplente de deputado federal Fábio Abreu, que é aliado do governador do Estado, Rafael Fonteles (PT). O petista trabalha para lançar um correligionário como cabeça de chapa na próxima disputa pelo executivo municipal.
Fábio Abreu, atual secretário de Estado de Agropecuário, foi confirmado nesta quinta-feira, 20, como líder do Podemos no estado. A homologação aconteceu em evento realizado em Teresina; o vice-presidente nacional da sigla, Pastor Everaldo, marcou presença.
Abreu ainda é filiado ao PSD, aguarda a liberação formal do partido para seguir outro rumo, mas já tem a liberdade para começar a formar as estratégias do Podemos-PI visando às eleições municipais de 2024.
“Tivemos uma boa conversa tanto com o pastor Everaldo tanto quanto com a presidente Renata Abreu [presidente nacional do Podemos] e ficou claro as questões de opções pra 2024 na capital. E eles estão conosco nestas decisões e a decisão é time governo Rafael Fonteles escolhendo o candidato a agente vai estar junto com ele”, disse Abreu após o evento desta quinta-feira.
Agora com o caminho livre, o PSDB-PI ainda se articula para ir em busca do principal alvo em 2024: o poder municipal. O ex-deputado estadual Luciano Nunes, presidente estadual da sigla, colocou-se à disposição para compor uma chapa majoritária, mas no momento o cenário se mostra mais favorável para que os tucanos atuem como apoiadores.
Silvio Mendes (União Brasil), ex-prefeito de Teresina, e a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) aparecem mais bem avaliados nas pesquisas de intenção de voto e poderão fazer uma dobradinha para representar o grupo do qual faz parte o PSDB.